Exportar registro bibliográfico

Projeto e construção de um sistema de acionamento e controle hidráulico digital - SAD (1990)

  • Autores:
  • Autor USP: GETSCHKO, NICOLA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PMC
  • Assunto: ENGENHARIA MECÂNICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho apresenta a proposta de um novo sistema de acionamento e controle hidráulico, de características digitais, denominado SAD (Sistema de Acionamento Discreto), baseado na utilização de válvulas solenoide direcionais, comutadas em alta frequência. O projeto completo inclui a Interface Eletro-hidráulica, a Interface de Controle, o Controlador Manual e o Programa de Controle. Inicialmente foi feita uma revisão sobre os principais dispositivos de controle de pressão e vazão, existentes no mercado e, de maneira especial, sobre válvulas solenoide, válvulas proporcionais e servo-válvulas. São apresentados também, de maneira sucinta, alguns dos trabalhos de pesquisa, feitos nos últimos anos, relacionados com o desenvolvimento de interfaces eletro-hidráulicas digitais. O SAD foi proposto como uma alternativa ao uso de servo-válvulas que, embora possuam características dinâmicas muito boas, apresentam uma série de inconvenientes como o acionamento analógico, altas perdas de carga internas e um custo de implantação e operação bastante elevado. A Interface Eletro-hidráulica teve a função de converter o sinal de acionamento elétrico em um sinal hidráulico. A Interface de Controle teve como objetivo transformar o sinal de controle eletrônico, oriundo do Programa de Controle ou do Controlador Manual, no sinal de acionamento elétrico. O Controlador Manual foi utilizado para as etapas preliminares de testes dos componentes e do sistema, e também como fonte auxiliar de controle para a operação do equipamento. O Programa de Controle, desenvolvido para micro-computadores do tipo PC, ofereceu três opções de acionamento: em rampa, senoidal e discretizado. No último é definida uma sequência de pulos de acionamento, que é realizada à velocidade máxima de operação. O sistema, que operou sempre em “malha-aberta”, revelou umarepetibilidade comparável à obtida com o uso de servo-válvulas e superior à obtida com válvulas proporcionais. Foi obtido um controle linear e contínuo de velocidades entre “O” e 12 mm/s. A resposta dinâmica medida, como já era esperado, foi bastante inferior a apresentada por servo-válvulas e válvulas proporcionais. É importante salientar que os valores medidos durante os testes referem-se à resposta obtida no atuador e não apenas no dispositivo de controle (válvulas).
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.05.1990

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GETSCHKO, Nicola. Projeto e construção de um sistema de acionamento e controle hidráulico digital - SAD. 1990. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Getschko, N. (1990). Projeto e construção de um sistema de acionamento e controle hidráulico digital - SAD (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Getschko N. Projeto e construção de um sistema de acionamento e controle hidráulico digital - SAD. 1990 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Getschko N. Projeto e construção de um sistema de acionamento e controle hidráulico digital - SAD. 1990 ;[citado 2024 abr. 26 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024