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Educação física de tempo livre: tendências para capacitação profissional (1989)

  • Autores:
  • Autor USP: PRADO, ANTONIO CARLOS MORAES - EEFE
  • Unidade: EEFE
  • Sigla do Departamento: EFT
  • Assuntos: RECREAÇÃO; EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este estudo, baseado nas ciências do lazer e recreação, propõe uma análise de Educação Física de tempo livre, caracterizada como uma ação educacional, planejada e profissional, dirigida para indivíduos e grupos, que participam voluntariamente de programas de atividades físicas e esportivas, em seu tempo livre. O pesquisador baseou-se num estudo de caráter exploratório, não experimental e utilizou um questionário que foi aplicado a dois grupos de especialistas em lazer e recreação: docentes universitários em escolas de Educação Física e coordenadores de programas em instituições públicas e privadas, com explícita finalidade sócio-educativa e não comercial, dentro da realidade de São Paulo. Como objetivos principais, o estudo propôs a descrição e comparação da opinião dos dois grupos de especialistas sobre as tendências de desenvolvimento de programas de Educação Física de tempo livre, e as competências básicas - atitudes, conhecimentos e habilidades - necessárias para um profissional atuar nessa categoria de programa. Os resultados apresentados através de tabelas foram tratados com recursos da estatística descritiva e não paramétrica, e nos levaram a algumas conclusões principais: a) os conteúdos atuais dos programas de formação em Educação Física não estão atendendo as necessidades de competência para atuação profissional, junto a programas de Educação Física de tempo livre; b) os novos desafios de competência relacionam-se também às tendências de desenvolvimento de programas em instituições que atuam com processo educacional não formal e não escolar; de equipamentos/instalações em meio técnico e natural, diversificados e complexos; de novas atividades relacionadas à difusão da cultura físico-esportiva, aos jogos populares, (Continua)(Continuação) aos esportes adaptados e às atividades físicas em meio natural; de novas funções relacionadas ao perfil de administrar, coordenar, planejar, e ao perfil de orientar, facilitar com recursos de pedagogia de animação cultural; c) cabe a Universidade, através de escolas de Educação Física, a principal responsabilidade quanto a organização e aperfeiçoamento de programas de formação de recursos humanos para Educação Física de tempo livre, através de seus cursos de graduação, especialização e pós-graduação; cabe a Universidade, através de áreas relacionadas ao lazer e recreação - Educação, Educação Física, Turismo, Comunicações, etc. - refletir sobre a tendência indicada pelos especialistas sobre a formação de um bacharel em Recreologia
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.01.1989

  • Como citar
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    • ABNT

      PRADO, Antonio Carlos Moraes. Educação física de tempo livre: tendências para capacitação profissional. 1989. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Prado, A. C. M. (1989). Educação física de tempo livre: tendências para capacitação profissional (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Prado ACM. Educação física de tempo livre: tendências para capacitação profissional. 1989 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Prado ACM. Educação física de tempo livre: tendências para capacitação profissional. 1989 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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