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Desempenho verbal de pre-escolares em situacao de teste e de brinquedo (1979)

  • Autores:
  • Autor USP: ROCHA, NADIA MARIA DOURADO - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO VERBAL; PRÉ-ESCOLAR; RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA; COMPORTAMENTO DE BRINCAR
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho compreende três estudos, tendo por objetivo mais geral analisar o comportamento verbal de pré-escolares em situação de teste e de brinquedo. o primeiro estudo teve por objetivo verificar se a ordem de apresentação de uma gravura e de três séries de pranchas influenciava o comportamento verbal. Foram testadas 48 crianças, de quatro, cinco e seis anos, 50% de cada sexo, sendo todas de classe alta. A metade dos sujeitos foi apresentada inicialmente a gravura e sem seguida as pranchas, e vice-versa. A análise do material coletado não permitiu localizar diferenças entre os sujeitos que foram submetidos às duas sequências. Além disso, não foi encontrada correlação do desempenho nas duas situações. o segundo estudo teve por objetivo estudar o desempenho de 72 crianças das três faixas etárias já referidas, e de nível sócio econômico médio-alto (GA) e baixo (GB e GC} 11 'ao descrever' uma gravura e em seguida rotular três séries de pranchas. Quanto as os resultados indicam que: a) houve um maior número de correlações significantes entre cada uma das séries e o total do que nas séries entre si: b) a análise de acertos por Item mostrou que a frequência de palavras com mais de 75% de acerto foi igual à das palavras com menos de 25% de acerto; c) o GA apresentou a maior frequência de palavras com alto e baixo percentual de acertos; d) O GB apresentou a maior frequência de desconhecimento manifesto das pranchas apresentadas; e) a análise focalizando as variáveis faixa etária, sexo e nível sócio-econômico revelou que apenas esta última parece relevante a este tipo de tarefa. Já a avaliação do desempenho face à gravura revelou que: a) foram altas as correlações entre os vários aspectos estudados (vocábulos, come sem re petição, tato considerando o total emitido e sem considerar repetições e sentenças: b) as análises considerando as variáveis faixa etária, sexo e nível sócio-econômico mostraramque apenas esta última, parece relevante. Tão pouco neste estudo foi localizada correlação entre às duas situações. Finalmente, o terceiro estudo visou comparar o desempenho de crianças que apresentaram resultado bom (GD) ou insuficiente (GE) face às pranchas, ao interagir com as suas mães em duas situações de brinquedo, com um quebra-cabeça e com os módulos. Inicialmente os grupos extremos foram comparados, tendo os resultados indica do que eles realmente eram diferentes. Comparou-se os comportamen tos verbais emitidos pela mãe e pela criança, a sequência de inte ração e as pausas existentes nas duas situações. Além disto, con frontou-se as duas situações quanto à eliciação do ,comportamento mais reforçadores positivos, bem como um maior subtotal de estimulos discriminativos verbais: b) na situação módulo", não foi encontrada diferença quanto aos estImulos liberados, embora tenha ocorrido diferenças quanto à emissão de informações, questões,mandos em geral, reforços positivos, comportamento ecoico e o o subtotal de respostas. todas essas favorecendo o GD. Já a comparaçao das emissões verbais das crianças demonstrou que: a) ao brincar com o quebra-cabeça as crianças de GD liberaram mais informações, tanto como estímulo quanto corno resposta, e além disso, apresentarão um maior sub-total de estimulação; c) ao brincar com o módulo houve uma diferença significante, em favor do GD quanto às informações liberadas (estímulo e resposta), questões formuladas ( também como estímulo e como resposta), frequência de mandos como resposta às solicitações maternas, frequência de respostas estimuladoras do tipo ecoico e finalmente, total de respostas emitidas. O estudo das sequências de interação revelou um padrão idêntico nas duas situações: não houve diferenças na sequência Mãe-mãe, embora tivesse havido nas sequências Mãe-criança, criança-mãe e criança- criança, todas elas favorecendoas pausas feitas pode ser observado que o GE apresentou períodos grandes de não verbalização nas duas situações tendo diferido significantemente do GE. O resultado do estudo correlacional, indicou que as duas situações são bastante semelhantes em termos de eliciação do comportamento verbal oral.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.06.1979
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ROCHA, Nadia Maria Dourado. Desempenho verbal de pre-escolares em situacao de teste e de brinquedo. 1979. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1979. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09022011-093131/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Rocha, N. M. D. (1979). Desempenho verbal de pre-escolares em situacao de teste e de brinquedo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09022011-093131/
    • NLM

      Rocha NMD. Desempenho verbal de pre-escolares em situacao de teste e de brinquedo [Internet]. 1979 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09022011-093131/
    • Vancouver

      Rocha NMD. Desempenho verbal de pre-escolares em situacao de teste e de brinquedo [Internet]. 1979 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09022011-093131/

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