As atividades de marketing nas instituições de ensino superior (1986)
- Authors:
- Autor USP: MARTINS, GILBERTO DE ANDRADE - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: MARKETING; MARKETING EDUCACIONAL
- Language: Português
- Abstract: O objetivo principal deste artigo é discutir e examinar a busca de soluções para problemas gravíssimos enfrentados pelos administradores de instituições de ensino superior no que diz respeito ao ajuste dessas organizações à sociedade, e a promissora possibilidade de introdução do marketing de serviços educacionais. Seus propósitos podem ser divididos em três níveis. Em primeiro lugar, uma tentativa de analisar o estado da arte relativo à prática de atividades de marketing no processo de relacionamento dessas escolas com seus públicos-chave e mercados; em segundo lugar, são apresentados os resultados desta pesquisa para avaliar a prática de marketing em 31 instituições de ensino superior da Grande São Paulo; em terceiro lugar, é apresentada uma proposta de programa de marketing nessas organizações. O suporte bibliográfico está centrado em livros e artigos sobre marketing para organizações sem fins lucrativos, principalmente sobre marketing educacional. No capítulo 1, são apresentados os motivos da escolha do tema, bem como sua importância e possíveis contribuições do estudo. A revisão bibliográfica e a caracterização do Sistema Nacional de Ensino Superior estão incluídas no capítulo 2. No capítulo 3 é apresentada a metodologia da pesquisa. Os resultados, análises e conclusões são apresentados no capítulo 4. No capítulo 5 é apresentado um modelo de programa de marketing para instituições de ensino superior. No último capítulo são apontadas alternativas para pesquisas futuras sobre marketing educacional.
- Imprenta:
- Data da defesa: 04.08.1986
-
ABNT
MARTINS, Gilberto de Andrade. As atividades de marketing nas instituições de ensino superior. 1986. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12133/tde-14042023-080700/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Martins, G. de A. (1986). As atividades de marketing nas instituições de ensino superior (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12133/tde-14042023-080700/ -
NLM
Martins G de A. As atividades de marketing nas instituições de ensino superior [Internet]. 1986 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12133/tde-14042023-080700/ -
Vancouver
Martins G de A. As atividades de marketing nas instituições de ensino superior [Internet]. 1986 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12133/tde-14042023-080700/ - Dicionário enciclopédico de marketing. [Revisão Técnica]
- Teorias e modelos nas ciências administrativas
- Sobre teorias e modelos na contabilidade de custos
- Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de ciências contábeis
- Falando sobre teorias e modelos nas Ciências Contábeis
- Construção do saber no doutorado em contabilidade no Brasil
- Avaliação das avaliações de textos científicos sobre contabilidade e controladoria
- Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa
- Fundamentos da previdência complementar: da atuária à contabilidade
- Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas