Influência da escola sobre alunos e pais na mudança de comportamento relacionado à saúde (1984)
- Autores:
- Autor USP: SOSSAI, JOAO ALVECIO - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HSP
- DOI: 10.11606/T.6.2018.tde-04012018-090105
- Assuntos: ATITUDE FRENTE À SAÚDE; ADOLESCENTES; COMPORTAMENTO; INFLUÊNCIAS SOCIAIS; ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
- Idioma: Português
- Resumo: Foi desenvolvido um programa de educação nutricional com a finalidade de se verificar em que medida a atuação sistemática da escola junto a alunos e seus pais é mais eficiente na mudança de conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à saúde do que a atuação unicamente sobre o escolar. Serviram como sujeitos os alunos de 1ª à 8ª série do primeiro grau de três escolas públicas da cidade de São Paulo e seus pais. Os 403 alunos e os 128 pais que participaram do estudo foram divididos em três grupos: o grupo 1, em que alunos e pais participaram do programa, o grupo 2, em que apenas os alunos participaram do programa e o grupo 3, em que nem os alunos nem seus pais participaram do programa. O conteúdo do programa educativo enfatizava práticas de consumo de alimentos no café da manhã e entre as refeições, como tambem produção domiciliar de alimentos. O programa para os alunos foi desenvolvido por professores regentes de classe, em uma aula semanal, e a duração variou de seis aulas para as séries iniciais a onze aulas para as finais. Os pais receberam material escrito, especialmente preparado. Os resultados revelaram alguma diferença significativa entre os grupos em conhecimentos, mas não em atitudes e práticas, não se chegando a resultados conclusivos.Análise complementar mostrou não haver associação significativa entre mudança de conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à alimentação e variàveis tais como idade e escolaridade dos pais, nível sócio-econômico da família, relacionamento pais e filhos, opinião dos pais sobre a escola, escolaridade e faixa etária do aluno. O sucesso apenas parcial do programa pode ser atribuído a falhas em seu desenvolvimento como também a questões relacionadas a validade dos instrumentos de avaliação. Por isso, sugere-se maior controle de variáveis intervenientes no desenvolvimento de programas semelhantes.
- Imprenta:
- Data da defesa: 00.00.1984
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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ABNT
SOSSAI, João Alvécio. Influência da escola sobre alunos e pais na mudança de comportamento relacionado à saúde. 1984. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2018.tde-04012018-090105. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Sossai, J. A. (1984). Influência da escola sobre alunos e pais na mudança de comportamento relacionado à saúde (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2018.tde-04012018-090105 -
NLM
Sossai JA. Influência da escola sobre alunos e pais na mudança de comportamento relacionado à saúde [Internet]. 1984 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2018.tde-04012018-090105 -
Vancouver
Sossai JA. Influência da escola sobre alunos e pais na mudança de comportamento relacionado à saúde [Internet]. 1984 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2018.tde-04012018-090105
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2018.tde-04012018-090105 (Fonte: oaDOI API)
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