Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas (1984)
- Autores:
- Autor USP: FISCHER, FRIDA MARINA - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HSA
- DOI: 10.11606/T.6.2016.tde-03082016-175302
- Assuntos: SAÚDE OCUPACIONAL; ACIDENTES DE TRABALHO; ABSENTEÍSMO; TRABALHO EM TURNOS; TRABALHADORES; INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
- Idioma: Português
- Resumo: Foram analisadas todas as ausências e acidentes de trabalho ocorridos entre 1354 trabalhadores das seções de prensas pesadas de indústrias automobilísticas da região da Grande São Paulo. O trabalho era organizado em quatro sistemas de turnos semi-contínuos: 3 turnos fixos, 1 turno vespertino-noturno fixo, 2 turnos rodiziantes mensais e 3 turnos rodiziantes quinzenais. As análises das características dos trabalhadores envolvidos em episódios de faltas e acidentes evidenciou que o tempo de empresa é uma importante variável, e se relaciona de forma inversamente proporcional à frequência dos episódios. Quanto aos sistemas de turnos, foram observados maiores coeficientes de frequência de faltas por doença nos sistemas de 3 turnos fixos. Os períodos da manhã e da tarde apresentaram maiores valores nos coeficientes de ausências por doença que o período vespertino-noturno e noturno. Em relação às faltas injustificadas, o turno fixo vespertino-noturno teve valores mais elevados que os outros sistemas de turnos e o período vespertino-noturno apresentou maiores ausências que à tarde e à noite. Não houve diferenças quanto à frequência, gravidade e duração de acidentes e os períodos de trabalho em 3 sistemas de turnos. Somente no esquema de 3 turnos fixos, a frequência de acidentes foi maior a tarde que à noite. O sistema de 3 turnos fixos teve coeficientes de frequência, gravidade e duração dos acidentes semelhantes a dos turnos rodiziantes quinzenais.A única diferença foi observada entre os turnos rodiziantes mensais e quinzenais. Os primeiros apresentaram maior frequência de episódios. O estudo do não absentismo em trabalhadores que permaneceram 24 meses nos sistemas de turnos, mostrou que a proporção do não absentismo injustificado é inferior ao não absentismo doença, em 3 sistemas de turnos. A proporção dos não acidentados é menor que a das faltas por doença em 2 sistemas de turnos (rodiziantes mensais e fixos vespertinos-noturnos) e equivalente a dos episódios injustificados no sistema de 3 turnos fixos. As faltas injustificadas representaram um problema mais sério que as ausências por doença, nas indústrias estudadas.
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.03.1984
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- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
FISCHER, Frida Marina. Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas. 1984. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2016.tde-03082016-175302. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Fischer, F. M. (1984). Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2016.tde-03082016-175302 -
NLM
Fischer FM. Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas [Internet]. 1984 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2016.tde-03082016-175302 -
Vancouver
Fischer FM. Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas [Internet]. 1984 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2016.tde-03082016-175302 - Fatores individuais e condições de trabalho e de vida na tolerância ao trabalho em turnos
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Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2016.tde-03082016-175302 (Fonte: oaDOI API)
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