Formação de esquema motor em crianças portadoras de síndrome de down (1989)
- Autores:
- Autor USP: PEDRINELLI, VERENA JUNGHAHNEL - EEFE
- Unidade: EEFE
- Sigla do Departamento: EFG
- Assunto: SÍNDROME DE DOWN
- Idioma: Português
- Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar se crianças portadoras de síndrome de Down, com deficiência mental leve e moderada se beneficiam da variabilidade de prática para desenvolver esquema motor na tarefa de arremessar ao alvo. Participaram deste estudo 41 sujeitos, na faixa etária de 8a11m a 12a11m, alunos do Setor Educacional do Centro de Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, que foram divididos em grupo controle e grupo experimental. O grupo controle foi submetido à prática da tarefa a uma distância de 2,0m e o grupo experimental efetuou as tentativas a 1,5m, 2,0m e 2,5m de distância. Foram realizadas 96 tentativas durante a prática, distribuídas em 5 dias. Nesta fase apenas o grupo de sujeitos portadores de deficiência mental moderada obteve diferença significante do primeiro para o quinto dia. A tarefa de transferência utilizada para avaliar a efetividade das diferentes condições de prática consistiu em 10 tentativas de arremesso ao alvo colocado a uma distância de 3,0m. A análise não-paramétrica dos dados não revelou diferença significante entre os grupos experimental e controle. No entanto, a tendência evidenciada pela análise descritiva dos dados foi a de que o grupo experimental obteve melhor desempenho na nova tarefa na primeira tentativa. Esta tendência indicou que o referido grupo se beneficiou da variabilidade de prática. O desempenho variável observado nas tentativas, entretanto, colocou em dúvida se a formação de esquemas motores a partir da prática variada pode ser considerada preponderante em situações de aprendizagem motora, conforme predição feita na teoria de esquema de Schmidt (1975). A análise dos dados revelou que os sujeitos portadores de deficiência mental moderada apresentaram um desempenho semelhante ao de pessoas portadoras de deficiência mental leve. (Continua)(Continuação) A análise dos dados revelou que os sujeitos portadores de deficiência mental moderada apresentaram um desempenho semelhante ao de pessoas portadoras de deficiência mental leve. A idade mental e a idade cronológica podem ser considerados fatores importantes para tal evidência
- Imprenta:
- Data da defesa: 02.06.1989
-
ABNT
JUNGHAHNEL-PEDRINELLI, Verena. Formação de esquema motor em crianças portadoras de síndrome de down. 1989. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Junghahnel-Pedrinelli, V. (1989). Formação de esquema motor em crianças portadoras de síndrome de down (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Junghahnel-Pedrinelli V. Formação de esquema motor em crianças portadoras de síndrome de down. 1989 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Junghahnel-Pedrinelli V. Formação de esquema motor em crianças portadoras de síndrome de down. 1989 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Arremessar (a distância e ao alvo) em pessoas portadoras de síndrome de down
- Evolução dos padrões fundamentais de movimento arremessar e correr em pessoas portadoras de deficiência mental
- Educação física adaptada: a criança portadora de dm, da, dv, df e a pratica de atividade física
- Asma bronquica e atividade.
- Educação física para crianças com comprometimento motor: um desafio
- Atividade física e a criança portadora de deficiencia física
- Adapted physical education for physical handicapped: a challenge
- Painel informativo sobre serviços comunitários de educação física oferecidos a pessoas portadoras de deficiência no município de São Paulo e no grande ABC
- Evolução de padrões fundamentais de movimento - arremessar e correr - em pessoas portadoras de deficiência mental
- Formação de esquema motor em crianças portadoras de deficiência mental leve: um teste a teoria de schmidt
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas