Sobrelargura de vias navegáveis (1983)
- Autores:
- Autor USP: RIVA, JOAQUIM CARLOS TEIXEIRA - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PNV
- Assunto: HIDROVIAS
- Idioma: Português
- Resumo: A necessidade de uma largura adicional em trechos curvos de vias navegáveis é um fato comprovado, não existindo nenhuma metodologia de caráter abrangente para sua avaliação. Navegando em trechos curvos, a embarcação adquire e mantem um ângulo com relação ao alinhamento da rota, o qual é denominado ângulo de deriva. O ângulo de deriva é função de uma série de fatores. Incluindo o raio da curva, dimensões do comboio, ângulo de mudança de rumo, profundidade da via, sentido de navegação, velocidade da água e do vento, etc. O ângulo de deriva introduz um aumento fictício da boca da embarcação, denominado de sobrelargura. Baseado em testes de modelos e protótipos de comboios de empurra, esta tese desenvolve um método para cálculo da sobrelargura em curvas, correlacionando as variáveis mais importantes que atuam no ângulo de deriva.
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.03.1983
-
ABNT
RIVA, Joaquim Carlos Teixeira. Sobrelargura de vias navegáveis. 1983. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1983. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Riva, J. C. T. (1983). Sobrelargura de vias navegáveis (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Riva JCT. Sobrelargura de vias navegáveis. 1983 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
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