Exportar registro bibliográfico

Perfil coletivo de ensino de professores universitários de educação física, revelado através da análise de ensino: um estudo exploratório (1983)

  • Authors:
  • Autor USP: LABORINHA, LEA - EEFE
  • Unidade: EEFE
  • Sigla do Departamento: SD
  • Subjects: EDUCAÇÃO FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO SUPERIOR
  • Language: Português
  • Abstract: A atuação didático-pedagógica de professores universitários em aula tem se revelado um problema relevante para os estudiosos da área. deste ponto de vista, este trabalho pretendeu fundamentalmente descrever a atuação de docentes universitários de educação física, delinenando assim o seu perfil coletivo de ensino. Esta atuação foi estudada através do espectro da comunicação oral, apresentando, dessa maneira, um interesse particular, no campo da educação física, uma vez que inexistem em nosso contexto trabalhos que revelem essas formas de atuação. A pesquisa abrangeu todos os professores de educação física, em número de dez (10), de ambos os sexos, da categoria auxiliares de ensino, lotados na Coordenação de educação física da Universidade Federal Fluminense no primeiro período letivo de 1980. A escolha desta instituição ocorreu pelo fato de a mesma ser representativa do modelo de Universidade Federal autárquica existente no país. A coleta de dados foi feita através do sistema de gravação sonora, e como instrumento básico utilizou-se um gravador estéreo FM e um microfone sem fio. Foram gravadas e analisadas sessenta (60) aulas e o sistema utilizado foi o FaMoc de análise de ensino. Concluiu-se que o perfil coletivo de ensino do grupo investigado demonstrou ser pouco flexível, calcado numa linha de diretividade acentuada, o que corresponde ao estilo de ensino tradicional, ou ao estilo de ensino por comandos, segundo o "Espectro de Estilos de Ensino de Mosston" (Mosston, 1966). Recomendações foram feitas no sentido de os professores analisarem seus próprios comportamentos de ensino, tendo-se sugerido, ainda, a realização de outros trabalhos na área, com o intuito de fornecer conclusões normativas e não apenas informações descritivas, como se revela no presente trabalho
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.02.1983

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LABORINHA, Lea. Perfil coletivo de ensino de professores universitários de educação física, revelado através da análise de ensino: um estudo exploratório. 1983. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1983. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Laborinha, L. (1983). Perfil coletivo de ensino de professores universitários de educação física, revelado através da análise de ensino: um estudo exploratório (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Laborinha L. Perfil coletivo de ensino de professores universitários de educação física, revelado através da análise de ensino: um estudo exploratório. 1983 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Laborinha L. Perfil coletivo de ensino de professores universitários de educação física, revelado através da análise de ensino: um estudo exploratório. 1983 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024