Filtros : "ETNOMATEMÁTICA" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: FE

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, ANTIRRACISMO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, RACISMO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Flávia de Fatima Santos. Dialogando com o Moçambique Camisa Rosa/Mg: valores civilizatórios afro-brasileiros e o programa etnomatemática para uma educação(matemática) antirracista. 2025. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-27082025-091840/. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Silva, F. de F. S. (2025). Dialogando com o Moçambique Camisa Rosa/Mg: valores civilizatórios afro-brasileiros e o programa etnomatemática para uma educação(matemática) antirracista (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-27082025-091840/
    • NLM

      Silva F de FS. Dialogando com o Moçambique Camisa Rosa/Mg: valores civilizatórios afro-brasileiros e o programa etnomatemática para uma educação(matemática) antirracista [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-27082025-091840/
    • Vancouver

      Silva F de FS. Dialogando com o Moçambique Camisa Rosa/Mg: valores civilizatórios afro-brasileiros e o programa etnomatemática para uma educação(matemática) antirracista [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-27082025-091840/
  • Unidade: ICMC

    Assuntos: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ETNOMATEMÁTICA, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARSON, Thaís. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática. 2025. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Marson, T. (2025). Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
    • NLM

      Marson T. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
    • Vancouver

      Marson T. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
  • Unidade: IME

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VISNADI, Marcela. Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula. 2024. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Visnadi, M. (2024). Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
    • NLM

      Visnadi M. Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
    • Vancouver

      Visnadi M. Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
  • Fonte: Enseñar matemáticas en educación básica a través de propuestas alternativas. Unidade: ICMC

    Assuntos: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ECONOMIA SOLIDÁRIA

    PrivadoComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Geisa Zilli Shinkawa da e MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Uma possível utilização da resolução de problemas para o ensino de proporcionalidade na educação básica de adultos e no contexto do trabalho. Enseñar matemáticas en educación básica a través de propuestas alternativas. Tradução . Bogotá: Universidad Antonio Nariño, 2024. . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/39023282-01e0-40ed-866d-0a3ac0fea871/3240322.pdf. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Silva, G. Z. S. da, & Meneghetti, R. C. G. (2024). Uma possível utilização da resolução de problemas para o ensino de proporcionalidade na educação básica de adultos e no contexto do trabalho. In Enseñar matemáticas en educación básica a través de propuestas alternativas. Bogotá: Universidad Antonio Nariño. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/39023282-01e0-40ed-866d-0a3ac0fea871/3240322.pdf
    • NLM

      Silva GZS da, Meneghetti RCG. Uma possível utilização da resolução de problemas para o ensino de proporcionalidade na educação básica de adultos e no contexto do trabalho [Internet]. In: Enseñar matemáticas en educación básica a través de propuestas alternativas. Bogotá: Universidad Antonio Nariño; 2024. [citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/39023282-01e0-40ed-866d-0a3ac0fea871/3240322.pdf
    • Vancouver

      Silva GZS da, Meneghetti RCG. Uma possível utilização da resolução de problemas para o ensino de proporcionalidade na educação básica de adultos e no contexto do trabalho [Internet]. In: Enseñar matemáticas en educación básica a través de propuestas alternativas. Bogotá: Universidad Antonio Nariño; 2024. [citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/39023282-01e0-40ed-866d-0a3ac0fea871/3240322.pdf
  • Fonte: Com a Palavra, o Professor. Unidade: ICMC

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, ECONOMIA SOLIDÁRIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SHINKAWA, Geisa Zilli e MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Tecnologia social e etnomatemática em práticas educativas no contexto da economia solidária. Com a Palavra, o Professor, v. 9, n. 24, p. 119-143, 2024Tradução . . Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1039. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Shinkawa, G. Z., & Meneghetti, R. C. G. (2024). Tecnologia social e etnomatemática em práticas educativas no contexto da economia solidária. Com a Palavra, o Professor, 9( 24), 119-143. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1039
    • NLM

      Shinkawa GZ, Meneghetti RCG. Tecnologia social e etnomatemática em práticas educativas no contexto da economia solidária [Internet]. Com a Palavra, o Professor. 2024 ; 9( 24): 119-143.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1039
    • Vancouver

      Shinkawa GZ, Meneghetti RCG. Tecnologia social e etnomatemática em práticas educativas no contexto da economia solidária [Internet]. Com a Palavra, o Professor. 2024 ; 9( 24): 119-143.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1039
  • Fonte: Memorias. Nome do evento: Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM. Unidade: ICMC

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, ECONOMIA SOLIDÁRIA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel e SILVA, Luize Prado. Impactos de projetos de etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática. 2023, Anais.. San José: Comité Interamericano de Educación Matemática, 2023. Disponível em: https://ciaem-iacme.org/wp-content/uploads/2023/12/2023-Volumen5-Tema-4.pdf. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Meneghetti, R. C. G., & Silva, L. P. (2023). Impactos de projetos de etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática. In Memorias. San José: Comité Interamericano de Educación Matemática. Recuperado de https://ciaem-iacme.org/wp-content/uploads/2023/12/2023-Volumen5-Tema-4.pdf
    • NLM

      Meneghetti RCG, Silva LP. Impactos de projetos de etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática [Internet]. Memorias. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://ciaem-iacme.org/wp-content/uploads/2023/12/2023-Volumen5-Tema-4.pdf
    • Vancouver

      Meneghetti RCG, Silva LP. Impactos de projetos de etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática [Internet]. Memorias. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://ciaem-iacme.org/wp-content/uploads/2023/12/2023-Volumen5-Tema-4.pdf
  • Fonte: Hipátia : revista brasileira de história, educação e matemática. Unidade: ICMC

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FILOSOFIA DA LINGUAGEM

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TAVEIRA, Flavio Augusto Leite e MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Um olhar para algumas produções Wittgensteinianas em educação matemática no Brasil e seus desdobramentos para práticas educativas em matemática. Hipátia : revista brasileira de história, educação e matemática, v. 8, n. 1, p. 45-56, 2023Tradução . . Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/2114. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Taveira, F. A. L., & Meneghetti, R. C. G. (2023). Um olhar para algumas produções Wittgensteinianas em educação matemática no Brasil e seus desdobramentos para práticas educativas em matemática. Hipátia : revista brasileira de história, educação e matemática, 8( 1), 45-56. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/2114
    • NLM

      Taveira FAL, Meneghetti RCG. Um olhar para algumas produções Wittgensteinianas em educação matemática no Brasil e seus desdobramentos para práticas educativas em matemática [Internet]. Hipátia : revista brasileira de história, educação e matemática. 2023 ; 8( 1): 45-56.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/2114
    • Vancouver

      Taveira FAL, Meneghetti RCG. Um olhar para algumas produções Wittgensteinianas em educação matemática no Brasil e seus desdobramentos para práticas educativas em matemática [Internet]. Hipátia : revista brasileira de história, educação e matemática. 2023 ; 8( 1): 45-56.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/2114
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, PEDAGOGIA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. . São Paulo: Livraria da Física. . Acesso em: 25 nov. 2025. , 2023
    • APA

      Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. (2023). Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. São Paulo: Livraria da Física.
    • NLM

      Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ]
    • Vancouver

      Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: RELAÇÕES PÚBLICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, INFERÊNCIA NÃO PARAMÉTRICA

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BARROS, Karina Ferrara. A prática profissional de Relações Públicas na perspectiva do Programa Etnomatemática: atitudes perante a matemática e utilização de saberes matemáticos segundo egressos da ECA-USP. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-20122023-145054. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Barros, K. F. (2023). A prática profissional de Relações Públicas na perspectiva do Programa Etnomatemática: atitudes perante a matemática e utilização de saberes matemáticos segundo egressos da ECA-USP (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-20122023-145054
    • NLM

      Barros KF. A prática profissional de Relações Públicas na perspectiva do Programa Etnomatemática: atitudes perante a matemática e utilização de saberes matemáticos segundo egressos da ECA-USP [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-20122023-145054
    • Vancouver

      Barros KF. A prática profissional de Relações Públicas na perspectiva do Programa Etnomatemática: atitudes perante a matemática e utilização de saberes matemáticos segundo egressos da ECA-USP [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-20122023-145054
  • Unidade: FE

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, DECOLONIALIDADE, RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Fabio Lopes da. A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-04122023-124627/. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Silva, F. L. da. (2023). A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-04122023-124627/
    • NLM

      Silva FL da. A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-04122023-124627/
    • Vancouver

      Silva FL da. A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-04122023-124627/
  • Unidade: FE

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, DECOLONIALIDADE, CAPOEIRA, CURRÍCULOS, EPISTEMOLOGIA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Kleber William Alves da. Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-23052023-110228/. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Silva, K. W. A. da. (2023). Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-23052023-110228/
    • NLM

      Silva KWA da. Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-23052023-110228/
    • Vancouver

      Silva KWA da. Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-23052023-110228/
  • Fonte: Memorias. Nome do evento: Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM. Unidade: ICMC

    Assuntos: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, COMBINATÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ETNOMATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel e SILVA, Beatriz Brandão da. Aplicação de uma sequência didática elaborada a partir da resolução de problemas e da etnomatemática. 2023, Anais.. San José: Comité Interamericano de Educación Matemática, 2023. Disponível em: https://ciaem-iacme.org/wp-content/uploads/2024/01/2023-Volumen8-Tema-7.pdf. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Meneghetti, R. C. G., & Silva, B. B. da. (2023). Aplicação de uma sequência didática elaborada a partir da resolução de problemas e da etnomatemática. In Memorias. San José: Comité Interamericano de Educación Matemática. Recuperado de https://ciaem-iacme.org/wp-content/uploads/2024/01/2023-Volumen8-Tema-7.pdf
    • NLM

      Meneghetti RCG, Silva BB da. Aplicação de uma sequência didática elaborada a partir da resolução de problemas e da etnomatemática [Internet]. Memorias. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://ciaem-iacme.org/wp-content/uploads/2024/01/2023-Volumen8-Tema-7.pdf
    • Vancouver

      Meneghetti RCG, Silva BB da. Aplicação de uma sequência didática elaborada a partir da resolução de problemas e da etnomatemática [Internet]. Memorias. 2023 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://ciaem-iacme.org/wp-content/uploads/2024/01/2023-Volumen8-Tema-7.pdf
  • Unidade: FE

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, IMIGRAÇÃO, REFUGIADOS, HAITIANOS

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PRADO, Marília. Deslocamentos e fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072022-093125/. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Prado, M. (2022). Deslocamentos e fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072022-093125/
    • NLM

      Prado M. Deslocamentos e fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072022-093125/
    • Vancouver

      Prado M. Deslocamentos e fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072022-093125/
  • Fonte: Caderno de resumos. Nome do evento: Simpósio de Matemática para a Graduação - SIM. Unidade: ICMC

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ECONOMIA SOLIDÁRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    PrivadoAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Luize Prado. Uma análise sobre os impactos de projetos com enfoque em etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática. 2022, Anais.. São Carlos: ICMC-USP, 2022. Disponível em: https://sites.google.com/usp.br/sim2022/pagina-inicial. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Silva, L. P. (2022). Uma análise sobre os impactos de projetos com enfoque em etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática. In Caderno de resumos. São Carlos: ICMC-USP. Recuperado de https://sites.google.com/usp.br/sim2022/pagina-inicial
    • NLM

      Silva LP. Uma análise sobre os impactos de projetos com enfoque em etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática [Internet]. Caderno de resumos. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://sites.google.com/usp.br/sim2022/pagina-inicial
    • Vancouver

      Silva LP. Uma análise sobre os impactos de projetos com enfoque em etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática [Internet]. Caderno de resumos. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://sites.google.com/usp.br/sim2022/pagina-inicial
  • Unidade: FE

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Daniel Fernandes da. A Etnomatemática na formação inicial de professores de matemática: desafios e potencialidades. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-05092022-100701/. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Silva, D. F. da. (2022). A Etnomatemática na formação inicial de professores de matemática: desafios e potencialidades (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-05092022-100701/
    • NLM

      Silva DF da. A Etnomatemática na formação inicial de professores de matemática: desafios e potencialidades [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-05092022-100701/
    • Vancouver

      Silva DF da. A Etnomatemática na formação inicial de professores de matemática: desafios e potencialidades [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-05092022-100701/
  • Fonte: Revista Portuguesa de Educação. Unidade: FE

    Assuntos: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, DECOLONIALIDADE

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Michela Tuchapesk da e TAMAYO, Carolina. Fazendo covas na areia: desaprender para aprender, movimentos decoloniais na Educação Matemática. Revista Portuguesa de Educação, v. 35, n. 1, p. 167-188, 2022Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.24272. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Silva, M. T. da, & Tamayo, C. (2022). Fazendo covas na areia: desaprender para aprender, movimentos decoloniais na Educação Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 35( 1), 167-188. doi:10.21814/rpe.24272
    • NLM

      Silva MT da, Tamayo C. Fazendo covas na areia: desaprender para aprender, movimentos decoloniais na Educação Matemática [Internet]. Revista Portuguesa de Educação. 2022 ; 35( 1): 167-188.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://doi.org/10.21814/rpe.24272
    • Vancouver

      Silva MT da, Tamayo C. Fazendo covas na areia: desaprender para aprender, movimentos decoloniais na Educação Matemática [Internet]. Revista Portuguesa de Educação. 2022 ; 35( 1): 167-188.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://doi.org/10.21814/rpe.24272
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Unidade: ICMC

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, REVISÃO SISTEMÁTICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LAMIM NETTO, Manoel de Souza e MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Etnomatemática em periódicos nacionais de 2010 a 2019: produção de conhecimento no cenário brasileiro. 2022, Anais.. Bauru: UNESP, 2022. Disponível em: https://www.fc.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/educacao-para-a-ciencia/reuniao-tecnica/xix-reuniao-tecnica---2022/. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Lamim Netto, M. de S., & Meneghetti, R. C. G. (2022). Etnomatemática em periódicos nacionais de 2010 a 2019: produção de conhecimento no cenário brasileiro. In Anais. Bauru: UNESP. Recuperado de https://www.fc.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/educacao-para-a-ciencia/reuniao-tecnica/xix-reuniao-tecnica---2022/
    • NLM

      Lamim Netto M de S, Meneghetti RCG. Etnomatemática em periódicos nacionais de 2010 a 2019: produção de conhecimento no cenário brasileiro [Internet]. Anais. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.fc.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/educacao-para-a-ciencia/reuniao-tecnica/xix-reuniao-tecnica---2022/
    • Vancouver

      Lamim Netto M de S, Meneghetti RCG. Etnomatemática em periódicos nacionais de 2010 a 2019: produção de conhecimento no cenário brasileiro [Internet]. Anais. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.fc.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/educacao-para-a-ciencia/reuniao-tecnica/xix-reuniao-tecnica---2022/
  • Fonte: Caderno de resumos. Nome do evento: Congresso Internacional Movimentos Docentes - CMD. Unidade: ICMC

    Assuntos: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ECONOMIA SOLIDÁRIA, ETNOMATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

    PrivadoAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Luize Prado. Uma análise sobre os impactos de projetos do grupo EduMatEcoSol na formação inicial de professores de matemática. 2022, Anais.. Diadema: V&V Editora, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47247/CMD/88471.74.6. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Silva, L. P. (2022). Uma análise sobre os impactos de projetos do grupo EduMatEcoSol na formação inicial de professores de matemática. In Caderno de resumos. Diadema: V&V Editora. doi:10.47247/CMD/88471.74.6
    • NLM

      Silva LP. Uma análise sobre os impactos de projetos do grupo EduMatEcoSol na formação inicial de professores de matemática [Internet]. Caderno de resumos. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://doi.org/10.47247/CMD/88471.74.6
    • Vancouver

      Silva LP. Uma análise sobre os impactos de projetos do grupo EduMatEcoSol na formação inicial de professores de matemática [Internet]. Caderno de resumos. 2022 ;[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://doi.org/10.47247/CMD/88471.74.6
  • Fonte: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM. Unidade: ICMC

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ETNOMATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ZUFFI, Edna Maura e MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel e LAMIM NETTO, Manoel de Souza. Tornando-se um professor de matemática autônomo para gerar um ambiente de ensino e aprendizagem enriquecido. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM, v. 15, n. 1, p. 80-89, 2022Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p80-89. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Zuffi, E. M., Meneghetti, R. C. G., & Lamim Netto, M. de S. (2022). Tornando-se um professor de matemática autônomo para gerar um ambiente de ensino e aprendizagem enriquecido. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM, 15( 1), 80-89. doi:10.17921/2176-5634.2022v15n1p80-89
    • NLM

      Zuffi EM, Meneghetti RCG, Lamim Netto M de S. Tornando-se um professor de matemática autônomo para gerar um ambiente de ensino e aprendizagem enriquecido [Internet]. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM. 2022 ; 15( 1): 80-89.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p80-89
    • Vancouver

      Zuffi EM, Meneghetti RCG, Lamim Netto M de S. Tornando-se um professor de matemática autônomo para gerar um ambiente de ensino e aprendizagem enriquecido [Internet]. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM. 2022 ; 15( 1): 80-89.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p80-89
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Simpósio Brasileiro de Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Unidade: IME

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DIDONE, Matheus Lima Gonçalves Hisnauer e VALLE, Júlio César Augusto do. A etnomatemática nas práticas pedagógicas da educação de jovens, adultos e idosos: um levantamento bibliográfico. 2022, Anais.. São Paulo: CAEM-IME-USP, 2022. p. 44-48. Disponível em: https://www.ime.usp.br/caem/anais_sbemejai_vol2/trabalhos/Arquivos/007.pdf. Acesso em: 25 nov. 2025.
    • APA

      Didone, M. L. G. H., & Valle, J. C. A. do. (2022). A etnomatemática nas práticas pedagógicas da educação de jovens, adultos e idosos: um levantamento bibliográfico. In Anais (p. 44-48). São Paulo: CAEM-IME-USP. Recuperado de https://www.ime.usp.br/caem/anais_sbemejai_vol2/trabalhos/Arquivos/007.pdf
    • NLM

      Didone MLGH, Valle JCA do. A etnomatemática nas práticas pedagógicas da educação de jovens, adultos e idosos: um levantamento bibliográfico [Internet]. Anais. 2022 ; 44-48.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.ime.usp.br/caem/anais_sbemejai_vol2/trabalhos/Arquivos/007.pdf
    • Vancouver

      Didone MLGH, Valle JCA do. A etnomatemática nas práticas pedagógicas da educação de jovens, adultos e idosos: um levantamento bibliográfico [Internet]. Anais. 2022 ; 44-48.[citado 2025 nov. 25 ] Available from: https://www.ime.usp.br/caem/anais_sbemejai_vol2/trabalhos/Arquivos/007.pdf

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025