Filtros : "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA" "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: FE

    Assuntos: CIÊNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO FUNDAMENTAL, CURRÍCULOS, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PEREIRA, Rafael Gonçalves. Prescrições curriculares e formação docente para o ensino de ciências: possíveis implicações das escolhas do Currículo da Cidade para a formação de estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-103622/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Pereira, R. G. (2024). Prescrições curriculares e formação docente para o ensino de ciências: possíveis implicações das escolhas do Currículo da Cidade para a formação de estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-103622/
    • NLM

      Pereira RG. Prescrições curriculares e formação docente para o ensino de ciências: possíveis implicações das escolhas do Currículo da Cidade para a formação de estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-103622/
    • Vancouver

      Pereira RG. Prescrições curriculares e formação docente para o ensino de ciências: possíveis implicações das escolhas do Currículo da Cidade para a formação de estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-103622/
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Assuntos: FÍSICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTUDO DE CASO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TAGIKU, Armando Massao. O papel do Projeto Arte e Ciência (A&C) no Ensino de Ciências. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-142050/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Tagiku, A. M. (2024). O papel do Projeto Arte e Ciência (A&C) no Ensino de Ciências (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-142050/
    • NLM

      Tagiku AM. O papel do Projeto Arte e Ciência (A&C) no Ensino de Ciências [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-142050/
    • Vancouver

      Tagiku AM. O papel do Projeto Arte e Ciência (A&C) no Ensino de Ciências [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-142050/
  • Unidade: IQSC

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Daniel Matheus da. Estudo da contribuição da produção de texto de divulgação científica de química para o desenvolvimento do professor intelectual transformador. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2024. . Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Silva, D. M. da. (2024). Estudo da contribuição da produção de texto de divulgação científica de química para o desenvolvimento do professor intelectual transformador (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos.
    • NLM

      Silva DM da. Estudo da contribuição da produção de texto de divulgação científica de química para o desenvolvimento do professor intelectual transformador. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ]
    • Vancouver

      Silva DM da. Estudo da contribuição da produção de texto de divulgação científica de química para o desenvolvimento do professor intelectual transformador. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ]
  • Unidade: FE

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAMENTO DIGITAL, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GOMES, Sheila Freitas. Letramento midiático-científico na formação docente: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental no estado de São Paulo. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11052023-094712/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Gomes, S. F. (2023). Letramento midiático-científico na formação docente: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental no estado de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11052023-094712/
    • NLM

      Gomes SF. Letramento midiático-científico na formação docente: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental no estado de São Paulo [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11052023-094712/
    • Vancouver

      Gomes SF. Letramento midiático-científico na formação docente: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental no estado de São Paulo [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11052023-094712/
  • Fonte: Pôster. Nome do evento: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica - RASBQ. Unidade: IQSC

    Assuntos: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLA PÚBLICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ROCHA, Ariane Carolina da e SILVA, Patrícia R. da e KASSEBOEHMER, Ana Claudia. Development of an elective discipline: a contribution of scientific divulgation to the demands of public schools. 2022, Anais.. São Paulo: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.eventweb.com.br/45rasbq/specific-files/manuscripts/45rasbq/794_1647607660.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Rocha, A. C. da, Silva, P. R. da, & Kasseboehmer, A. C. (2022). Development of an elective discipline: a contribution of scientific divulgation to the demands of public schools. In Pôster. São Paulo: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eventweb.com.br/45rasbq/specific-files/manuscripts/45rasbq/794_1647607660.pdf
    • NLM

      Rocha AC da, Silva PR da, Kasseboehmer AC. Development of an elective discipline: a contribution of scientific divulgation to the demands of public schools [Internet]. Pôster. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.eventweb.com.br/45rasbq/specific-files/manuscripts/45rasbq/794_1647607660.pdf
    • Vancouver

      Rocha AC da, Silva PR da, Kasseboehmer AC. Development of an elective discipline: a contribution of scientific divulgation to the demands of public schools [Internet]. Pôster. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.eventweb.com.br/45rasbq/specific-files/manuscripts/45rasbq/794_1647607660.pdf
  • Fonte: Indagatio Didactica. Unidade: FE

    Assuntos: EDUCAÇÃO EM MUSEUS, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCALFI, Graziele Aparecida de Moraes e ISZLAJI, Cynthia e MARANDINO, Martha. A formação de professores na perspectiva CTSA por meio de atividades nos museus de ciências. Indagatio Didactica, v. no 2020, n. 4, p. 73-89, 2020Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21676. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Scalfi, G. A. de M., Iszlaji, C., & Marandino, M. (2020). A formação de professores na perspectiva CTSA por meio de atividades nos museus de ciências. Indagatio Didactica, no 2020( 4), 73-89. doi:10.34624/id.v12i4.21676
    • NLM

      Scalfi GA de M, Iszlaji C, Marandino M. A formação de professores na perspectiva CTSA por meio de atividades nos museus de ciências [Internet]. Indagatio Didactica. 2020 ; no 2020( 4): 73-89.[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21676
    • Vancouver

      Scalfi GA de M, Iszlaji C, Marandino M. A formação de professores na perspectiva CTSA por meio de atividades nos museus de ciências [Internet]. Indagatio Didactica. 2020 ; no 2020( 4): 73-89.[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21676
  • Fonte: Formação de professores de ciências: perspectivas e desafios. Unidade: IQSC

    Assuntos: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO E ATIVIDADES CORRELATAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    PrivadoComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Brenno Ral Maciel e KIOURANIS, Neide Maria Michellan e QUEIROZ, Salete Linhares. Aprendizagem cooperativa na formação inicial de licenciados em química. Formação de professores de ciências: perspectivas e desafios. Tradução . Maringá: Eduem, 2017. . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/a0ff1a8f-3bd4-43ab-bc7d-6f75befcf676/P17465.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, B. R. M., Kiouranis, N. M. M., & Queiroz, S. L. (2017). Aprendizagem cooperativa na formação inicial de licenciados em química. In Formação de professores de ciências: perspectivas e desafios. Maringá: Eduem. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/a0ff1a8f-3bd4-43ab-bc7d-6f75befcf676/P17465.pdf
    • NLM

      Oliveira BRM, Kiouranis NMM, Queiroz SL. Aprendizagem cooperativa na formação inicial de licenciados em química [Internet]. In: Formação de professores de ciências: perspectivas e desafios. Maringá: Eduem; 2017. [citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/a0ff1a8f-3bd4-43ab-bc7d-6f75befcf676/P17465.pdf
    • Vancouver

      Oliveira BRM, Kiouranis NMM, Queiroz SL. Aprendizagem cooperativa na formação inicial de licenciados em química [Internet]. In: Formação de professores de ciências: perspectivas e desafios. Maringá: Eduem; 2017. [citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/a0ff1a8f-3bd4-43ab-bc7d-6f75befcf676/P17465.pdf
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Assuntos: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO), DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BALDINATO, José Otavio. Conhecendo a química: um estudo sobre obras de divulgação do ínicio do século XIX. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-21032016-113015/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Baldinato, J. O. (2016). Conhecendo a química: um estudo sobre obras de divulgação do ínicio do século XIX (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-21032016-113015/
    • NLM

      Baldinato JO. Conhecendo a química: um estudo sobre obras de divulgação do ínicio do século XIX [Internet]. 2016 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-21032016-113015/
    • Vancouver

      Baldinato JO. Conhecendo a química: um estudo sobre obras de divulgação do ínicio do século XIX [Internet]. 2016 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-21032016-113015/
  • Fonte: Boletim GEPEM. Unidade: FE

    Assuntos: EDUCAÇÃO EM MUSEUS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, MUSEUS

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CONTIER, Djana e MARANDINO, Martha. Formação de mediadores e temas controversos nos museus. Boletim GEPEM, n. 69, p. 4-14, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.4322/gepem.2017.002. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Contier, D., & Marandino, M. (2016). Formação de mediadores e temas controversos nos museus. Boletim GEPEM, ( 69), 4-14. doi:10.4322/gepem.2017.002
    • NLM

      Contier D, Marandino M. Formação de mediadores e temas controversos nos museus [Internet]. Boletim GEPEM. 2016 ;( 69): 4-14.[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://doi.org/10.4322/gepem.2017.002
    • Vancouver

      Contier D, Marandino M. Formação de mediadores e temas controversos nos museus [Internet]. Boletim GEPEM. 2016 ;( 69): 4-14.[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://doi.org/10.4322/gepem.2017.002
  • Fonte: Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Unidade: FE

    Assuntos: CIÊNCIA (ENSINO), DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, MÍDIA ELETRÔNICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GIORDAN, Marcelo e CUNHA, Marcia Borin da. Um conjunto de fatores surgidos nas duas últimas décadas tem trazido a divulgação científica.. [Apresentação]. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Inijui. . Acesso em: 09 nov. 2025. , 2015
    • APA

      Giordan, M., & Cunha, M. B. da. (2015). Um conjunto de fatores surgidos nas duas últimas décadas tem trazido a divulgação científica.. [Apresentação]. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Inijui.
    • NLM

      Giordan M, Cunha MB da. Um conjunto de fatores surgidos nas duas últimas décadas tem trazido a divulgação científica.. [Apresentação]. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. 2015 ;[citado 2025 nov. 09 ]
    • Vancouver

      Giordan M, Cunha MB da. Um conjunto de fatores surgidos nas duas últimas décadas tem trazido a divulgação científica.. [Apresentação]. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. 2015 ;[citado 2025 nov. 09 ]
  • Fonte: Revista Metáfora Educacional. Unidade: EACH

    Assuntos: CIÊNCIA (ENSINO), FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO SOCIAL, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LABUTO, Geórgia et al. 2° Encontro sobre divulgação e ensino de ciências (2° EDEC). A divulgação científica e o ensino de ciências para a inclusão social. Revista Metáfora Educacional, n. 11, p. 3-18, 2011Tradução . . Disponível em: http://www.valdeci.bio.br/pdf/n11_2011/labuto_etal_2_encontro_sobre.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Labuto, G., Semensatto, D., Bianco, A. A. G., Honorio, K. M., Codognoto, L., Farias, L. A., et al. (2011). 2° Encontro sobre divulgação e ensino de ciências (2° EDEC). A divulgação científica e o ensino de ciências para a inclusão social. Revista Metáfora Educacional, ( 11), 3-18. Recuperado de http://www.valdeci.bio.br/pdf/n11_2011/labuto_etal_2_encontro_sobre.pdf
    • NLM

      Labuto G, Semensatto D, Bianco AAG, Honorio KM, Codognoto L, Farias LA, Vargas RRS, Imbernon RAL, Kluth VS. 2° Encontro sobre divulgação e ensino de ciências (2° EDEC). A divulgação científica e o ensino de ciências para a inclusão social [Internet]. Revista Metáfora Educacional. 2011 ;( 11): 3-18.[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.valdeci.bio.br/pdf/n11_2011/labuto_etal_2_encontro_sobre.pdf
    • Vancouver

      Labuto G, Semensatto D, Bianco AAG, Honorio KM, Codognoto L, Farias LA, Vargas RRS, Imbernon RAL, Kluth VS. 2° Encontro sobre divulgação e ensino de ciências (2° EDEC). A divulgação científica e o ensino de ciências para a inclusão social [Internet]. Revista Metáfora Educacional. 2011 ;( 11): 3-18.[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.valdeci.bio.br/pdf/n11_2011/labuto_etal_2_encontro_sobre.pdf

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025