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  • Fonte: Proceedings. Nome do evento: International Conference on Computational Processing of Portuguese. Unidade: ICMC

    Assuntos: MODALIDADE (LINGUAGEM), LÍNGUA PORTUGUESA, AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM, ANÁLISE DE DESEMPENHO

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
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    • ABNT

      MELLO, Rafael Ferreira et al. PROPOR'24 competition on automatic essay scoring of Portuguese narrative essays. 2024, Anais.. Santiago de Compostela: Association for Computational Lingustics, 2024. Disponível em: https://aclanthology.org/2024.propor-2.1. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Mello, R. F., Oliveira, H., Wenceslau, M., Batista, H., Cordeiro, T. D., Pinto, I. I. B. S., & Isotani, S. (2024). PROPOR'24 competition on automatic essay scoring of Portuguese narrative essays. In Proceedings. Santiago de Compostela: Association for Computational Lingustics. Recuperado de https://aclanthology.org/2024.propor-2.1
    • NLM

      Mello RF, Oliveira H, Wenceslau M, Batista H, Cordeiro TD, Pinto IIBS, Isotani S. PROPOR'24 competition on automatic essay scoring of Portuguese narrative essays [Internet]. Proceedings. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://aclanthology.org/2024.propor-2.1
    • Vancouver

      Mello RF, Oliveira H, Wenceslau M, Batista H, Cordeiro TD, Pinto IIBS, Isotani S. PROPOR'24 competition on automatic essay scoring of Portuguese narrative essays [Internet]. Proceedings. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://aclanthology.org/2024.propor-2.1
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM, VOCABULÁRIO, LEXICOLOGIA, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA MATERNA

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    • ABNT

      BARUEL, Fernanda Rodrigues. O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula. 2024. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Baruel, F. R. (2024). O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/
    • NLM

      Baruel FR. O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/
    • Vancouver

      Baruel FR. O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/
  • Unidade: ICMC

    Assuntos: PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL, BIOINFORMÁTICA, INDUÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL

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    • ABNT

      SILVA, Diego Pedro Gonçalves da. Indução gramatical automática para o português. 2024. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01082024-152437/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Silva, D. P. G. da. (2024). Indução gramatical automática para o português (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01082024-152437/
    • NLM

      Silva DPG da. Indução gramatical automática para o português [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01082024-152437/
    • Vancouver

      Silva DPG da. Indução gramatical automática para o português [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01082024-152437/
  • Unidade: ICMC

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, MERCADO FINANCEIRO, PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
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    • ABNT

      DI-FELIPPO, Ariani e NUNES, Maria das Graças Volpe e BARBOSA, Bryan Khelven da Silva. Diretrizes de anotação de relações de dependência em tweets do mercado financeiro. . São Carlos: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003192551. Acesso em: 10 nov. 2024. , 2024
    • APA

      Di-Felippo, A., Nunes, M. das G. V., & Barbosa, B. K. da S. (2024). Diretrizes de anotação de relações de dependência em tweets do mercado financeiro. São Carlos: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/item/003192551
    • NLM

      Di-Felippo A, Nunes M das GV, Barbosa BK da S. Diretrizes de anotação de relações de dependência em tweets do mercado financeiro [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://repositorio.usp.br/item/003192551
    • Vancouver

      Di-Felippo A, Nunes M das GV, Barbosa BK da S. Diretrizes de anotação de relações de dependência em tweets do mercado financeiro [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://repositorio.usp.br/item/003192551
  • Unidade: FE

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
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    • ABNT

      MARIN, Andreia Cristina. Disputas pelos sentidos e tensões entre controle e autonomia na produção curricular docente: a construção dialógica do currículo pelos professores da rede municipal de São Paulo. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08052024-121055/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Marin, A. C. (2024). Disputas pelos sentidos e tensões entre controle e autonomia na produção curricular docente: a construção dialógica do currículo pelos professores da rede municipal de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08052024-121055/
    • NLM

      Marin AC. Disputas pelos sentidos e tensões entre controle e autonomia na produção curricular docente: a construção dialógica do currículo pelos professores da rede municipal de São Paulo [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08052024-121055/
    • Vancouver

      Marin AC. Disputas pelos sentidos e tensões entre controle e autonomia na produção curricular docente: a construção dialógica do currículo pelos professores da rede municipal de São Paulo [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08052024-121055/
  • Fonte: Anais Científicos. Nome do evento: EIA - Encontro Internacional de Audiologia. Unidades: FOB, HRAC

    Assuntos: PERDA AUDITIVA, RUÍDO NA COMUNICAÇÃO, TESTE DICÓTICO DE DÍGITOS, LÍNGUA PORTUGUESA

    Como citar
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    • ABNT

      BALEN, Sheila Andreoli et al. Acurácia do teste de dígitos no ruído do português brasileiro. 2024, Anais.. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2024. . Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Balen, S. A., Cavalcanti, H. G., Araújo, A. D. da S. N., Silva, G. J. P. C., Almeida, M. C. O. de, Barros, V. V., et al. (2024). Acurácia do teste de dígitos no ruído do português brasileiro. In Anais Científicos. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia.
    • NLM

      Balen SA, Cavalcanti HG, Araújo AD da SN, Silva GJPC, Almeida MCO de, Barros VV, Swanepoel DW, Smits C, Ferrari DV. Acurácia do teste de dígitos no ruído do português brasileiro. Anais Científicos. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ]
    • Vancouver

      Balen SA, Cavalcanti HG, Araújo AD da SN, Silva GJPC, Almeida MCO de, Barros VV, Swanepoel DW, Smits C, Ferrari DV. Acurácia do teste de dígitos no ruído do português brasileiro. Anais Científicos. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ]
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ENTONAÇÃO, ESQUIZOFRENIA, LÍNGUA PORTUGUESA, PROSÓDIA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      JORGE, Ana Cristina Aparecida. Análise da percepção da prosódia afetiva de pacientes com esquizofrenia. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082024-151806/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Jorge, A. C. A. (2024). Análise da percepção da prosódia afetiva de pacientes com esquizofrenia (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082024-151806/
    • NLM

      Jorge ACA. Análise da percepção da prosódia afetiva de pacientes com esquizofrenia [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082024-151806/
    • Vancouver

      Jorge ACA. Análise da percepção da prosódia afetiva de pacientes com esquizofrenia [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082024-151806/
  • Unidade: ESALQ

    Assuntos: GRAMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PASCHOAL, Adilson Dias. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 9. Dizer e Falar têm significados diferentes. . Piracicaba: ESALQ/USP. . Acesso em: 10 nov. 2024. , 2023
    • APA

      Paschoal, A. D. (2023). Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 9. Dizer e Falar têm significados diferentes. Piracicaba: ESALQ/USP.
    • NLM

      Paschoal AD. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 9. Dizer e Falar têm significados diferentes. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ]
    • Vancouver

      Paschoal AD. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 9. Dizer e Falar têm significados diferentes. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ]
  • Unidade: ICMC

    Assuntos: PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL, LÍNGUA PORTUGUESA, BENCHMARKS, LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUSA, Rogério Figueredo de. Classificação da utilidade de opiniões em português brasileiro. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29082023-162952/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Sousa, R. F. de. (2023). Classificação da utilidade de opiniões em português brasileiro (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29082023-162952/
    • NLM

      Sousa RF de. Classificação da utilidade de opiniões em português brasileiro [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29082023-162952/
    • Vancouver

      Sousa RF de. Classificação da utilidade de opiniões em português brasileiro [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29082023-162952/
  • Unidade: ICMC

    Assuntos: PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL, CORPUS, GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA PORTUGUESA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Emanuel Huber da. Etiquetagem morfossintática multigênero para o português do Brasil segundo o modelo Universal Dependencies. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04092023-145651/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Silva, E. H. da. (2023). Etiquetagem morfossintática multigênero para o português do Brasil segundo o modelo Universal Dependencies (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04092023-145651/
    • NLM

      Silva EH da. Etiquetagem morfossintática multigênero para o português do Brasil segundo o modelo Universal Dependencies [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04092023-145651/
    • Vancouver

      Silva EH da. Etiquetagem morfossintática multigênero para o português do Brasil segundo o modelo Universal Dependencies [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04092023-145651/
  • Fonte: Concilium. Unidade: EEFE

    Assuntos: SURDO, SURDEZ, LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICA DE ENSINO, ESCRITA, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PONTES, Alexson José Nunes de e DAXENBERGER, Ana Cristina Silva e SILVEIRA, Sérgio Roberto. O ensino colaborativo como possibilidade de viabilizar o ensino de português como segunda língua aos surdos. Concilium, v. 23, n. 5, p. 279-292, 2023Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.53660/CLM-972-23C11. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Pontes, A. J. N. de, Daxenberger, A. C. S., & Silveira, S. R. (2023). O ensino colaborativo como possibilidade de viabilizar o ensino de português como segunda língua aos surdos. Concilium, 23( 5), 279-292. doi:10.53660/CLM-972-23C11
    • NLM

      Pontes AJN de, Daxenberger ACS, Silveira SR. O ensino colaborativo como possibilidade de viabilizar o ensino de português como segunda língua aos surdos [Internet]. Concilium. 2023 ; 23( 5): 279-292.[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://doi.org/10.53660/CLM-972-23C11
    • Vancouver

      Pontes AJN de, Daxenberger ACS, Silveira SR. O ensino colaborativo como possibilidade de viabilizar o ensino de português como segunda língua aos surdos [Internet]. Concilium. 2023 ; 23( 5): 279-292.[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://doi.org/10.53660/CLM-972-23C11
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA JAPONESA, LINGUÍSTICA DE CORPUS, LÍNGUA PORTUGUESA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de. Patterns of lexis in the research article genre: a contrastive study of lexical priming in english, portuguese and japanese. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-09112023-134455/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Aragão, R. M. L. de. (2023). Patterns of lexis in the research article genre: a contrastive study of lexical priming in english, portuguese and japanese (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-09112023-134455/
    • NLM

      Aragão RML de. Patterns of lexis in the research article genre: a contrastive study of lexical priming in english, portuguese and japanese [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-09112023-134455/
    • Vancouver

      Aragão RML de. Patterns of lexis in the research article genre: a contrastive study of lexical priming in english, portuguese and japanese [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-09112023-134455/
  • Fonte: Entretextos. Unidade: FE

    Assuntos: LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO MÉDIO

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PERIOLI JUNIOR, Eduardo. O PNLD e a qualidade dos livros de língua portuguesa no ensino médio (2012 – 2018). Entretextos, v. 23, n. 2, p. 169-188, 2023Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p169-188. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Perioli Junior, E. (2023). O PNLD e a qualidade dos livros de língua portuguesa no ensino médio (2012 – 2018). Entretextos, 23( 2), 169-188. doi:10.5433/1519-5392.2023v23n2p169-188
    • NLM

      Perioli Junior E. O PNLD e a qualidade dos livros de língua portuguesa no ensino médio (2012 – 2018) [Internet]. Entretextos. 2023 ; 23( 2): 169-188.[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p169-188
    • Vancouver

      Perioli Junior E. O PNLD e a qualidade dos livros de língua portuguesa no ensino médio (2012 – 2018) [Internet]. Entretextos. 2023 ; 23( 2): 169-188.[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p169-188
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE. Unidade: ICMC

    Assuntos: APRENDIZADO COMPUTACIONAL, LÍNGUA PORTUGUESA, ALGORITMOS

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PACHECO, Rafael et al. Automated thematic coherence scoring of student essays written in Portuguese. 2023, Anais.. Porto Alegre: SBC, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233447. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Pacheco, R., Rodrigues, L. A. L., Lins, L., Miranda, P., Macario, V., Isotani, S., et al. (2023). Automated thematic coherence scoring of student essays written in Portuguese. In Anais. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/sbie.2023.233447
    • NLM

      Pacheco R, Rodrigues LAL, Lins L, Miranda P, Macario V, Isotani S, Cordeiro T, Pinto IIBS, Dermeval D, Gašević D, Mello RF. Automated thematic coherence scoring of student essays written in Portuguese [Internet]. Anais. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233447
    • Vancouver

      Pacheco R, Rodrigues LAL, Lins L, Miranda P, Macario V, Isotani S, Cordeiro T, Pinto IIBS, Dermeval D, Gašević D, Mello RF. Automated thematic coherence scoring of student essays written in Portuguese [Internet]. Anais. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233447
  • Fonte: Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics. Unidade: FFLCH

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, DIALETO REGIONAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERNANDES-SVARTMAN, Flaviane R. et al. Calling vocatives duration in Libolo Portuguese. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, v. 16, n. 2, p. 377-395, 2023Tradução . . Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Fernandes-Svartman_3174887_CallingVocativesDurationInLiboloPortuguese.pdf. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Fernandes-Svartman, F. R., Santos, V. G. dos, González-López, V. A., Moraes, R. R. de, Garcia, J. E., & Tasca, G. H. T. (2023). Calling vocatives duration in Libolo Portuguese. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, 16( 2), 377-395. doi:10.1515/shll-2023-2013
    • NLM

      Fernandes-Svartman FR, Santos VG dos, González-López VA, Moraes RR de, Garcia JE, Tasca GHT. Calling vocatives duration in Libolo Portuguese [Internet]. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics. 2023 ; 16( 2): 377-395.[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Fernandes-Svartman_3174887_CallingVocativesDurationInLiboloPortuguese.pdf
    • Vancouver

      Fernandes-Svartman FR, Santos VG dos, González-López VA, Moraes RR de, Garcia JE, Tasca GHT. Calling vocatives duration in Libolo Portuguese [Internet]. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics. 2023 ; 16( 2): 377-395.[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Fernandes-Svartman_3174887_CallingVocativesDurationInLiboloPortuguese.pdf
  • Unidade: ESALQ

    Assuntos: GRAMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, LOCUÇÕES PREPOSITIVAS

    Como citar
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    • ABNT

      PASCHOAL, Adilson Dias. Estudos gramaticais da língua portuguesa: parte 3. “em vez de” e “ao invés de” não são expressões sinônimas. . Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 10 nov. 2024. , 2023
    • APA

      Paschoal, A. D. (2023). Estudos gramaticais da língua portuguesa: parte 3. “em vez de” e “ao invés de” não são expressões sinônimas. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Paschoal AD. Estudos gramaticais da língua portuguesa: parte 3. “em vez de” e “ao invés de” não são expressões sinônimas. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ]
    • Vancouver

      Paschoal AD. Estudos gramaticais da língua portuguesa: parte 3. “em vez de” e “ao invés de” não são expressões sinônimas. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ]
  • Unidade: ESALQ

    Assuntos: GRAMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, PRONOME

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PASCHOAL, Adilson Dias. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 8. Colocação dos pronomes oblíquos: Ênclise ou Próclise, Mesóclise. Parte 2. . Piracicaba: ESALQ/USP. . Acesso em: 10 nov. 2024. , 2023
    • APA

      Paschoal, A. D. (2023). Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 8. Colocação dos pronomes oblíquos: Ênclise ou Próclise, Mesóclise. Parte 2. Piracicaba: ESALQ/USP.
    • NLM

      Paschoal AD. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 8. Colocação dos pronomes oblíquos: Ênclise ou Próclise, Mesóclise. Parte 2. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ]
    • Vancouver

      Paschoal AD. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 8. Colocação dos pronomes oblíquos: Ênclise ou Próclise, Mesóclise. Parte 2. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ]
  • Unidade: ESALQ

    Assuntos: GRAMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, VERBO

    Como citar
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    • ABNT

      PASCHOAL, Adilson Dias. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 11. Ver, Olhar, Enxergar. . Piracicaba, SP: ESALQ/USP. . Acesso em: 10 nov. 2024. , 2023
    • APA

      Paschoal, A. D. (2023). Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 11. Ver, Olhar, Enxergar. Piracicaba, SP: ESALQ/USP.
    • NLM

      Paschoal AD. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 11. Ver, Olhar, Enxergar. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ]
    • Vancouver

      Paschoal AD. Estudos gramaticais da língua portuguesa: Parte 11. Ver, Olhar, Enxergar. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ]
  • Unidade: FE

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS, CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL, DECOLONIALIDADE, APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
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    • ABNT

      PURIFICAÇÃO, Maria Bento da. Das expectativas aos direitos de aprendizagem: uma análise das proposições curriculares para o ensino de língua portuguesa da cidade de São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-29062023-101725/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Purificação, M. B. da. (2023). Das expectativas aos direitos de aprendizagem: uma análise das proposições curriculares para o ensino de língua portuguesa da cidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-29062023-101725/
    • NLM

      Purificação MB da. Das expectativas aos direitos de aprendizagem: uma análise das proposições curriculares para o ensino de língua portuguesa da cidade de São Paulo [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-29062023-101725/
    • Vancouver

      Purificação MB da. Das expectativas aos direitos de aprendizagem: uma análise das proposições curriculares para o ensino de língua portuguesa da cidade de São Paulo [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-29062023-101725/
  • Unidade: FE

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, MANUAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MOURA, Marco Aurelio Cardoso. Concepções de língua e linguagem em manuais pedagógicos de formação docente: o manual Didática Especial do Português, de Leodegário Amarante de Azevedo Filho. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-03052023-114255/. Acesso em: 10 nov. 2024.
    • APA

      Moura, M. A. C. (2023). Concepções de língua e linguagem em manuais pedagógicos de formação docente: o manual Didática Especial do Português, de Leodegário Amarante de Azevedo Filho (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-03052023-114255/
    • NLM

      Moura MAC. Concepções de língua e linguagem em manuais pedagógicos de formação docente: o manual Didática Especial do Português, de Leodegário Amarante de Azevedo Filho [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-03052023-114255/
    • Vancouver

      Moura MAC. Concepções de língua e linguagem em manuais pedagógicos de formação docente: o manual Didática Especial do Português, de Leodegário Amarante de Azevedo Filho [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 10 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-03052023-114255/

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