O ReP é o Repositório institucional e oficial da Universidade de São Paulo que concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais. Também é conhecido como Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI).
O ReP tem como objetivos: (a) Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional; (b) Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção de pesquisa da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados; (c) Contribuir para a preservação do conhecimento produzido na universidade, seu uso e impacto científico, acadêmico e social, integrando-se a outras iniciativas nacionais e internacionais.
A denominação de Repositório da Produção da USP foi adotada para tornar mais simples sua identificação pelo usuário final. Além disso, coaduna-se com a denominação adotada pela maioria das universidades internacionais e nacionais, incluindo UNESP e UNICAMP.
O Repositório contém artigos de periódicos e materiais resultantes de pesquisa, incluindo produções científicas, acadêmicas e de divulgação, livros e capítulos de livros, trabalhos de evento, além de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da universidade. Abrange registros e documentos da USP desde sua criação em 1934 até a atualidade, bem como alguns conteúdos históricos que antecedem sua fundação.
A busca inicial é feita a partir de um termo, autor ou título e pode ser refinada por meio de "Filtros" por Unidade USP, tipo de documento, autor, ano de publicação, assuntos, agência de financiamento, idioma, editora, período, etc.
Quando uma produção intelectual não estiver disponível em formato digital, os metadados estarão disponíveis no ReP e um exemplar da produção estará depositado na biblioteca de sua unidade. Nesse sentido, além do acesso à íntegra de documentos que estão disponíveis para acesso aberto na internet, o Repositório da Produção USP indica o caminho para o material mais antigo, que ainda não foi digitalizado. Utilize a opção CONTATO: https://repositorio.usp.br/contact.php para verificar a possibilidade de acesso ao documento.
Ao menos um dos autores deve ter vínculo institucional com a Universidade de São Paulo e o documento deve ter conteúdo científico, acadêmico, artístico ou técnico concernente à área de atuação do autor na universidade. Apenas Resultados de Pesquisa de autoria de pesquisadores atuais ou ex-pesquisadores da universidade, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação ou membros da equipe. O depósito da produção intelectual pode ser realizado de forma não exclusiva, mantendo os autores dos documentos todos os seus direitos, e respeitando a propriedade intelectual.
O registro e depósito de conteúdos digitais no ReP é realizado pelos bibliotecários catalogadores das Bibliotecas da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD). Entre em contato com a equipe da Biblioteca em sua Unidade para obter mais informações e orientações.
Podem ser depositados manuscritos aceitos revisados por pares (Accepted Manuscripts) e PDFs finais publicados de acesso aberto, desde que cumpram as permissões e políticas das editoras e revistas. A equipe do ReP tem o firme compromisso de não ferir direitos autorais e de respeitar a propriedade intelectual. Dessa forma, caso a equipe do ReP seja notificada sobre alguma situação irregular, o documento será imediatamente removido para uma análise mais aprofundada, podendo ser reintegrado caso se chegue à conclusão de que não houve violação de permissões e direitos. Para entrar em contato envie-nos um e-mail para: atendimento@abcd.usp.br
Essas e outras informações relevantes estão disponíveis no Escritório de Comunicação Acadêmica da USP (Acesso Aberto).
Todos os registros possuem informações referenciais e, sempre que disponíveis, contêm links para os documentos originais. Dependendo das permissões e políticas de depósito de editoras e revistas, os documentos depositados no ReP podem ser abertos, embargados ou privados para fins de preservação e memória. Quando permitido, os documentos estão disponíveis publicamente em acesso aberto em texto completo para download. Quando embargados, permanecem fechados por um período de tempo determinado pelo editor e, decorrido esse prazo, o acesso é liberado. No caso de documentos com acesso fechado, só os metadados e links são exibidos.
É uma solução in house, customizada de acordo com as características da USP, com forte inspiração no Vufind. Utilizando o ElasticSearch (uma ferramenta de criação de índices e recuperação da informação) e PHP (uma linguagem simples de máquina), o Repositório é totalmente compatível com o Google. A ideia principal por trás do ElasticSearch é utilizar os registros cadastrados no Dedalus em MARC e transformá-los em JSON (formato padrão leve utilizado no Elasticsearch), evitando o retrabalho dos catalogadores. Os arquivos (documentos) agregados aos registros ficam armazenados em DSpace, a camada mais profunda do Repositório.
Sim, as buscas e informações técnicas continuam disponíveis por meio dos filtros ou pela BUSCA TÉCNICA, um botão localizado na parte inferior da Homepage do Repositório.